
XV JOGOS FLORAIS - TEMA PINHÃO
A realização dos Jogos Florais está fortemente associada à idéia de celebração da Literatura: promove - se um concurso literário que reúne trovadores, versejadores e amantes da poesia de uma maneira geral, premiando-se os autores dos trabalhos mais destacados, sejam eles no formato de soneto, quadras populares ou o poema lírico.
Esta é a tradição que herdamos da península ibérica, particularmente Portugal, onde é costume as câmaras municipais patrocinarem estas pelejas literárias - prática que se reproduz em Curitiba, na nossa Cãmara de Vereadores.
Mas a origem dos Jogos Florais é bem mais remota, data de Roma Antiga, onde se realizavam festivais em honrade Fora, a deusa da Primavera, das flores e das árvores frutíferas, e que também tinha seu nome ligado ao mel. Nestas celebrações, as cortesãs dançavam ao som de trombetas e depois eram congidas com coroas de flores. Só mais tarde, já no século XIII, com a participação dos trovadores, a festa ganhou nova conotação.
Esta característica ecológica dos Jogos Florais em sua nascente vitaliza sua identificação com Curitiba, cidade que cultiva as boas práticas ambientais e que há algum tempo experimeta uma grande fermentação literária, com o surgimento de novos escritores e poetas.
Assim, Curitiba e os Jogos Florais têm muito a ver um com o outro.
BETO RICHA - prefeito de Curitiba.
A TROVA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CURITIBA
As Diretrizes Curriculares de Curitiba apontam que as habilidades de leitura, oralidade e escrita devem ser desenvolvidas no contexto dos diversos gêneros textuais que circulam socialmente, pois nelas a língua se manifesta na sua totalidade e adquire significado.
Parabenizo as três escolas da Rede Municipal que foram premiadas nos XV Jogos Florais de Curitiba - Albert Schweitzer, Papa João XXIII e São Miguem - , seus alunos e professores participantes.
ELEONORA BONATO FRUET - Secretária Municipal da Educação de Curitiba
TROVAS VENCEDORAS DA ESCOLA MUNICIPAL SÃO MIGUEL
PINHA, PINHÃO E PINHEIRO,
PARTE DE NOSSA CULTURA.
É SÍMBOLO BRASILEIRO,
COM TRINTA METROS DE ALTURA.
WILSON MORAIS - 8B - SÃO MIGUEL
DO PINHEIRO CAI A PINHA
DA PINHA CAI O PINHÃO.
A GRALHA DÁ UMA AJUDINHA
E PLANTA BO PINHÃO NO CHÃO.
KAMILA RAPHAELA VICTORIANO - 8 A - SÃO MIGUEL
O PINHEIRO TEM PINHA,
A PINHA TEM O PINHÃO.
SEMPRE, TUDO ISSO CAMINHA,
EMBELEZANDO A NAÇÃO.
ISABELLE CRYSTINNE - 8 A - SÃO MIGUEL
RESPONSÁVEIS PELO PROJETO DE TROVAS DA UBT:
PROFESSORAS ELIZABETH , MARIA DA GRAÇA E IMACULADA.

Nenhum comentário:
Postar um comentário