terça-feira, 25 de novembro de 2008

APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

Nossa abordagem sobre POESIA SEMPRE POP... foi aceita pelos envolvidos (pais, comunidade, funcionários, professores) considerando-se que sua execução gerou mudanças de atitudes, de modo geral, inclusive em pesquisas e leitura.
Pôde-se observar que após o início da realização das atividades propostas a motivação e o interesse dos alunos pelas aulas, cresceu muito. Principalmente depois da aplicação da proposta de elaboração do Movie MAker e do blog: poesiasemprepop.blogspot.com, visto que os alunos – a cada dia/ semana com turmas responsáveis sentiam-se parte efetiva do trabalho, coordenando e organizando o material utilizado nas pesquisas, bem como a inclusão destes no blog.
Foi constatada satisfação praticamente plena por parte de toda a Escola em uma pesquisa realizada com quatro perguntas referentes ao readequamento poético e musical e responsabilidade pelo blog.
A primeira pergunta referia-se à opinião dos mesmos em relação à sua participação em atividades dirigidas durante o período disponível (intervalos e aulas especiais - informática). E constatou-se que a grande maioria conceituou como muito bom participar das atividades.
Em porcentagem percebemos que um total de 77 % dos alunos consideraram à participação como MUITO BOM, 21 % consideraram a participação como BOM e apenas 2% dos alunos classificou a participação como RUIM.
A segunda pergunta feita fora com relação á escolha e cumprimento do tema escolhido pelo projeto realizado com eles e a opinião foi a seguinte:
Analisando estas respostas em porcentagem percebemos que 80 % dos alunos consideraram que o projeto cumpriu a sua função integralmente, 19% acreditaram que cumpriu parcialmente a sua função e apenas 1% dos alunos consideraram que não cumpriu a sua função.

A terceira pergunta era em relação à aceitação dos alunos quanto a função e necessidade de realizar uma leitura mais profunda sobre poesias e músicas com na forma de inspiração e até mesmo de protestar. Foi constatado que houve uma melhora significativa quanto a estes aspectos:

A análise destes dados em porcentagem foi: 75 % acharam que a leitura pelos alunos MELHOROU MUITO e 25 % MELHOROU POUCO. Não houve respostas negativas em relação a esta pergunta.

A quarta e última pergunta era em relação às atividades mais significativas durante a realização do projeto, as respostas foram as seguintes:

Percentualmente as atividades favoritas foram: 33% para aulas no laboratório de informática (pesquisas), 14% para vídeos e músicas, 29% apresentação da dança hip hop, 11% ler e declamar poesias e 13% para exposições de trabalhos e divulgação de resultados.

Como resultado de proposta verificamos que houve uma excelente participação de todos os alunos na proposta de se adquirir novos hábitos de leitura e cuidados com o que se houve ou lê, com satisfatório saldo da diminuição de apenas ouvir um tipo de poesia ou música e em relação a todo o projeto envolvendo os alunos de todas as turmas, com maravilhoso resultado notado também, através dos comentários realizados professores, pelos próprios alunos e toda a comunidade.

PROFESSORAS ELIZABETH E REGINA ROSA - E.M. SÃO MIGUEL

Nenhum comentário: