quinta-feira, 27 de novembro de 2008

CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE




E agora, José?

A festa acabou,

a luz apagou,

o povo sumiu,

a noite esfriou,

e agora, José?

e agora, Você?

Você que é sem nome,

que zomba dos outros,

Você que faz versos,

que ama, protesta?

e agora, José?

Está sem mulher,

está sem discurso,

está sem carinho,

já não pode beber,

já não pode fumar,

cuspir já não pode,

a noite esfriou,

o dia não veio,

o bonde não veio,

o riso não veio,

não veio a utopia

e tudo acabou

e tudo fugiu

e tudo mofou,

e agora, José?

E agora, José?

sua doce palavra,

seu instante de febre,

sua gula e jejum,

sua biblioteca,

sua lavra de ouro,

seu terno de vidro,

sua incoerência,

seu ódio, - e agora?

Com a chave na mão quer abrir a porta,

não existe porta;

quer morrer no mar,

mas o mar secou;

quer ir para Minas,

Minas não há mais.

José, e agora?

Se você gritasse,

se você gemesse,

se você tocasse,

a valsa vienense,

se você dormisse,

se você cansasse,

se você morresse....

Mas você não morre,

você é duro, José!

Sozinho no escuro

qual bicho-do-mato,

sem teogonia,

sem parede nua

para se encostar,

sem cavalo preto

que fuja do galope,

você marcha, José!

José, para onde?


CORAÇÃO CIVIL
















Composição: Milton Nascimento e Fernando Brant


Quero a utopia, quero tudo e mais

Quero a felicidade nos olhos de um pai

Quero a alegria muita gente feliz

Quero que a justiça reine em meu país

Quero a liberdade, quero o vinho e o pão

Quero ser amizade, quero amor, prazer

Quero nossa cidade sempre ensolarada

Os meninos e o povo no poder, eu quero ver

São José da Costa Rica, coração civil

Me inspire no meu sonho de amor Brasil

Se o poeta é o que sonha o que vai ser real

Bom sonhar coisas boas que o homem faz

E esperar pelos frutos no quintal

Sem polícia, nem a milícia, nem feitiço, cadê poder ?

Viva a preguiça viva a malícia que só a gente é que sabe ter

Assim dizendo a minha utopia eu vou levando a vida

Eu viver bem melhor

Doido pra ver o meu sonho teimoso,um dia se realizar

terça-feira, 25 de novembro de 2008

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Em primeiro lugar devemos dizer o quão gratificante foi à aplicação desta proposta. Poucas vezes no processo de ensino, pudemos verificar a rapidez com a qual os alunos apreendem os conceitos tanto em sala quanto na comunidade hip hop; o que experimentamos foi um interesse muito grande pelas atividades propostas.
Pudemos observar como os temas, “Poesia e Música”, foi apropriado de maneira natural e prazerosa. Apesar de o tempo ter sido curto e das intempéries (a falta de tempo e condições para o grafitismo dentro da escola- chuva), tanto os alunos e as turmas, integraram-se cooperando ativamente com os temas desenvolvidos.
O Projeto foi observado também por boa parte da Escola na proposta de cultivo e manutenção da boa leitura de poesias e da boa música, bem como nas exposições focando a diversidade de gostos musicais no Brasil em diferentes épocas ( Bossa nova, Ditadura, Jovem Guarda...), constatamos novamente uma participação efetiva e gratificante de todos, alunos, avaliando-se desta forma o êxito do projeto.
Nossas impressões, presentes neste relatório final da proposta do Escola & Universidade, são bastante subjetivas. No entanto, acreditamos que é função do educador fornecer aos seus alunos subsídios para aprenderem cada vez mais, tornando-se cidadãos conscientes de seus direitos e deveres.


E.M.SÃO MIGUEL - SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCÇÃO DE CURITIBA - PR

APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

Nossa abordagem sobre POESIA SEMPRE POP... foi aceita pelos envolvidos (pais, comunidade, funcionários, professores) considerando-se que sua execução gerou mudanças de atitudes, de modo geral, inclusive em pesquisas e leitura.
Pôde-se observar que após o início da realização das atividades propostas a motivação e o interesse dos alunos pelas aulas, cresceu muito. Principalmente depois da aplicação da proposta de elaboração do Movie MAker e do blog: poesiasemprepop.blogspot.com, visto que os alunos – a cada dia/ semana com turmas responsáveis sentiam-se parte efetiva do trabalho, coordenando e organizando o material utilizado nas pesquisas, bem como a inclusão destes no blog.
Foi constatada satisfação praticamente plena por parte de toda a Escola em uma pesquisa realizada com quatro perguntas referentes ao readequamento poético e musical e responsabilidade pelo blog.
A primeira pergunta referia-se à opinião dos mesmos em relação à sua participação em atividades dirigidas durante o período disponível (intervalos e aulas especiais - informática). E constatou-se que a grande maioria conceituou como muito bom participar das atividades.
Em porcentagem percebemos que um total de 77 % dos alunos consideraram à participação como MUITO BOM, 21 % consideraram a participação como BOM e apenas 2% dos alunos classificou a participação como RUIM.
A segunda pergunta feita fora com relação á escolha e cumprimento do tema escolhido pelo projeto realizado com eles e a opinião foi a seguinte:
Analisando estas respostas em porcentagem percebemos que 80 % dos alunos consideraram que o projeto cumpriu a sua função integralmente, 19% acreditaram que cumpriu parcialmente a sua função e apenas 1% dos alunos consideraram que não cumpriu a sua função.

A terceira pergunta era em relação à aceitação dos alunos quanto a função e necessidade de realizar uma leitura mais profunda sobre poesias e músicas com na forma de inspiração e até mesmo de protestar. Foi constatado que houve uma melhora significativa quanto a estes aspectos:

A análise destes dados em porcentagem foi: 75 % acharam que a leitura pelos alunos MELHOROU MUITO e 25 % MELHOROU POUCO. Não houve respostas negativas em relação a esta pergunta.

A quarta e última pergunta era em relação às atividades mais significativas durante a realização do projeto, as respostas foram as seguintes:

Percentualmente as atividades favoritas foram: 33% para aulas no laboratório de informática (pesquisas), 14% para vídeos e músicas, 29% apresentação da dança hip hop, 11% ler e declamar poesias e 13% para exposições de trabalhos e divulgação de resultados.

Como resultado de proposta verificamos que houve uma excelente participação de todos os alunos na proposta de se adquirir novos hábitos de leitura e cuidados com o que se houve ou lê, com satisfatório saldo da diminuição de apenas ouvir um tipo de poesia ou música e em relação a todo o projeto envolvendo os alunos de todas as turmas, com maravilhoso resultado notado também, através dos comentários realizados professores, pelos próprios alunos e toda a comunidade.

PROFESSORAS ELIZABETH E REGINA ROSA - E.M. SÃO MIGUEL

RESUMO DO PROJETO











POESIA: CLÁSSICA, MODERNA, ROMÂNTICA, CONTEMPORÂNEA, RAP OU HIPHOP... SEMPRE POP



Participantes: Elizabeth de Oliveira Morais
Regina Celia da Silva Lisboa

Unidade escolar: Escola Municipal São Miguel – E. F.

Instituição de Ensino Superior:Pontifícia Universidade Católica PUC – PR

Professor(a) Orientador(a): Ms. Maria Cristina Monteiro


Este projeto foi desenvolvido integrando educação, poesia, música, rap e hip hop; visando uma melhor qualidade de leitura e escrita, respeito às diferenças e desenvolvimento integral do cidadão. Participaram deste projeto turmas do Ciclo IV ( (9º Ano ou antiga 8ª série). A metodologia utilizada nesta proposta visou desenvolver a conscientização e reflexão acerca dos direitos e deveres que possuímos, inclusos na sociedade e comprometidos com a vida, transformando gostos e valores em atitudes. O desenvolvimento do projeto teve como atividades : leitura , declamação , produção e análises poéticas, de pinturas como o cubismo, a pichação e o graffitismo. Para tanto os alunos tiveram também que realizar pesquisas sobre as diferentes épocas poéticas e musicais presentes em nosso país, tudo isso utilizando o laboratório de informática para pesquisa e criação de vídeos no Movie Maker e criação do blog : poesiasemprepop.blogspot.com (webfolio) . Os trabalhos foram expostos durante toda a elaboração do projeto, culminando com uma apresentação a comunidade dos resultados obtidos no projeto. Os alunos puderam participar ativamente dando sua opinião em debates e leituras com a intertextualidade em alguns poemas e músicas. As atividades desenvolvidas foram de grande valia, envolvendo mudanças de hábitos e práticas, criticando e sugerindo a construção de uma vida mais correta e melhor , sem discriminação de leitura, gosto musical e vestuário, partindo do local onde vivem para o global.


Palavras-chave: intertextualidade, poesia, música, respeito e reflexão

APRESENTAÇÃO PROJETO POESIA SEMPRE POP PARA OS ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL SÃO MIGUEL - CURITIBA - PR

CLAYTON, FELIPE, DIMMY, GUSTAVO, VALTER MAXWEL E HAYNATON APRESENTARAM UMA DANÇA DE RUA COM AS MÚSICAS DE RACIONAIS MC'S

















CADA ALUNO SE APRESENTOU FAZENDO AQUILO QUE MAIS GOSTOU DURANTE A APLICAÇÃO DO PROJET!



JUCIMARA, CINDILA E CAMILA LERAM A POESIA LEMBRANÇAS DE MORRER


ALEXANDRE E WILLIAM, APRESENTARAM O RAPPA, TODO CAMBURÃO TEM UM POUCO DE NAVIO NEGREIRO



CAMILA BACELAR, FRANCIELE E HENRIQUE, APRESENTARAM O POEMA NAVIO NEGREIRO



terça-feira, 18 de novembro de 2008

TROVAS E TROVADORES UBT - CURITIBA- PR




XV JOGOS FLORAIS - TEMA PINHÃO


A realização dos Jogos Florais está fortemente associada à idéia de celebração da Literatura: promove - se um concurso literário que reúne trovadores, versejadores e amantes da poesia de uma maneira geral, premiando-se os autores dos trabalhos mais destacados, sejam eles no formato de soneto, quadras populares ou o poema lírico.
Esta é a tradição que herdamos da península ibérica, particularmente Portugal, onde é costume as câmaras municipais patrocinarem estas pelejas literárias - prática que se reproduz em Curitiba, na nossa Cãmara de Vereadores.
Mas a origem dos Jogos Florais é bem mais remota, data de Roma Antiga, onde se realizavam festivais em honrade Fora, a deusa da Primavera, das flores e das árvores frutíferas, e que também tinha seu nome ligado ao mel. Nestas celebrações, as cortesãs dançavam ao som de trombetas e depois eram congidas com coroas de flores. Só mais tarde, já no século XIII, com a participação dos trovadores, a festa ganhou nova conotação.
Esta característica ecológica dos Jogos Florais em sua nascente vitaliza sua identificação com Curitiba, cidade que cultiva as boas práticas ambientais e que há algum tempo experimeta uma grande fermentação literária, com o surgimento de novos escritores e poetas.
Assim, Curitiba e os Jogos Florais têm muito a ver um com o outro.


BETO RICHA - prefeito de Curitiba.


A TROVA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CURITIBA

As Diretrizes Curriculares de Curitiba apontam que as habilidades de leitura, oralidade e escrita devem ser desenvolvidas no contexto dos diversos gêneros textuais que circulam socialmente, pois nelas a língua se manifesta na sua totalidade e adquire significado.
Parabenizo as três escolas da Rede Municipal que foram premiadas nos XV Jogos Florais de Curitiba - Albert Schweitzer, Papa João XXIII e São Miguem - , seus alunos e professores participantes.

ELEONORA BONATO FRUET - Secretária Municipal da Educação de Curitiba


TROVAS VENCEDORAS DA ESCOLA MUNICIPAL SÃO MIGUEL

PINHA, PINHÃO E PINHEIRO,
PARTE DE NOSSA CULTURA.
É SÍMBOLO BRASILEIRO,
COM TRINTA METROS DE ALTURA.

WILSON MORAIS - 8B - SÃO MIGUEL

DO PINHEIRO CAI A PINHA
DA PINHA CAI O PINHÃO.
A GRALHA DÁ UMA AJUDINHA
E PLANTA BO PINHÃO NO CHÃO.

KAMILA RAPHAELA VICTORIANO - 8 A - SÃO MIGUEL

O PINHEIRO TEM PINHA,
A PINHA TEM O PINHÃO.
SEMPRE, TUDO ISSO CAMINHA,
EMBELEZANDO A NAÇÃO.

ISABELLE CRYSTINNE - 8 A - SÃO MIGUEL

RESPONSÁVEIS PELO PROJETO DE TROVAS DA UBT:
PROFESSORAS ELIZABETH , MARIA DA GRAÇA E IMACULADA.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

INTERTEXTUALIDADE POÉTICA








MARIO QUINTANA FERREIRA GULLAR
DOIS E DOIS : QUATRO

Como dois e dois são quatro
Sei que a vida vale a pena
Embora o pão seja caro
E a liberdade pequena
Como seus olhos são claros
E tua pele, morena
Como é azul o oceano
E a lagoa, serena
Como um tempo de alegria
Por trás o terror acena
A noite carrega o dia
No seu colo de açucena
Sei que dois e dois são quatro
Sei que a vida vale a pena
Mesmo que o pão seja caro
E a liberdade, pequena

FERREIRA GULLAR



INSCRIÇÃO PARA UMA LAREIRA


A vida é um incêndio: nela
dançamos, salamandras mágicas
Que importa restarem cinzas
se a chama foi bela e alta?

Em meio aos toros que desabam,cantemos a canção das chamas!
Cantemos a canção da vida,na própria luz consumida...


MARIO QUINTANA


COMENTÁRIOS

NO POEMA DE FERREIRA GULLAR FALA QUE "MESMO QUE O PÃO SEJA CARO E A LIBERDADE PEQUENA, A VIDA VALE A PENA". E NO POEMA DE MARIO QUINTANA FALA QUE " A VIDA É COMO FOGO", MESMO QUE RESTEM CINZAS TEMOS QUE CANTAR A CANÇÃO DA VIDA.
A SEMELHANÇA ENTRE OS DOIS É QUE ESTÃO QUERENDO DIZER QUE APESAR DE TUDO A VIDA VALE A PENA, ENTÃO VAMOS APROVEITÁ-LA ENUANTO HÁ TEMPO.

ALUNA : LARISSA LEMES

GRAFITI






Grafite ou Graffiti (do italiano graffiti, plural de graffito, "marca ou inscrição feita em um muro") é o nome dado às inscrições feitas em paredes, desde o Império Romano. Considera-se grafite uma inscrição caligrafada ou um desenho pintado ou gravado sobre um suporte que não é normalmente previsto para esta finalidade - normalmente em espaço público.
Por muito tempo visto como um assunto irrelevante, o grafite é hoje considerado, conforme o ponto de vista, como
contravenção ou como forma de expressão incluída no âmbito das artes visuais - mais especificamente, da street art ou arte urbana - em que o artista aproveita os espaços públicos, criando uma linguagem intencional para interferir na cidade. A partir da revolução contracultural de maio de 1968, quando os muros de Paris foram suporte para inscrições de caráter poético-político, a prática do grafite generalizou-se pelo mundo, em diferentes contextos, diferentes tipos e estilos, que vão do simples rabisco ou de tags repetidas ad nauseam, como uma espécie de demarcação de território, até grandes murais executados em espaços especialmente designados para tal, ganhando status de verdadeiras obras de arte. Os grafites podem também estar associados a diferentes movimentos e tribos urbanas, como o hip-hop, e a variados graus de transgressão.
Costuma-se diferenciar o grafite, de elaboração mais complexa, da simples
pichação, normalmente considerada como contravenção. No entanto, muitos grafiteiros respeitáveis, como Osgemeos, autores de importantes trabalhos em várias paredes do mundo - aí incluída a fachada da Tate Modern de Londres - admitem ter um passado de pichadores.
Dentre os grafiteiros, talvez o mais célebre seja
Jean-Michel Basquiat, que, no final dos anos 1970, despertou a atenção da imprensa novaiorquina, sobretudo pelas mensagens poéticas que deixava nas paredes dos prédios abandonados de Manhattan.[1] Posteriormente Basquiat ganhou o rótulo de neo-expressionista e foi reconhecido como um dos mais significativos artistas do final do século XX.
WIKIPÉDIA.COM.BR
Biografia ICE CUBE

Antes da Fama
Ice Cube começou na cena do
gangsta rap em Los Angeles no grupo C.I.A. em 1986, mais teve muito pouco conhecimento, até lançou 1 album chamado My Posse, mais teve pouco conhecimento mesmo na cena underground

No N.W.A
Atravez de seu primo, Ice Cube conheceu Dr. Dre (hoje o maior produtor do hip-hop), foi ai que começaram a fazer mixtapes e cantarem em clubes noturnos, algum tempo depois conheceram Eazy E e MC Ren para formar o N.W.A., ai descobriu um lado produtor do Ice Cube, ele produziu Boyz N The Hood, Dopeman e 8-Ball para os cds do Eazy-E e do N.W.A., ele também mostrou seu lado violento fazendo a música "Fuck the police" onde receberam uma carta do FBI p/ moderar na linguagem Em 1989 Ice Cube e Jerry Heller (o empresario do N.W.A) tiveram uma péssima relação, fazendo-o sair do N.W.A. e logo em seguida fazer "diss's" para o grupo onde acusava o empresario de roubar todo o dinheiro do grupo. Mas, hoje em dia ele e os membros estão em paz, ele ja até fez tributos para Eazy-E falando estar muito triste com uma grande perda.

Carreira Solo (musical)
Na Carreira solo o 1º album foi
Amerikkka's Most Wanted, um classico do Gangsta Rap, o album foi praticamente inteiro perfeito, feito em parceria com Chuck D (membro do Public Enemy). Ice Cube lançou Death Certificate que abortava varios temas como um negro jovem sobrevivendo no gueto, drogas, violencia, represão do estado, brutalidade da policia, entre outros. Logo após lançou The Predator onde ganhou platina em apenas 4 dias de lançamento, isso transformou Ice Cube como um dos maiores vendedores do gangsta rap. 4 anos depois lançou Lethal Injection, o album não fez tanto sucesso quanto os anteriores, ele falou que o rap dele tinha acabado e que aquela era a era do G-Funk.

Filmes
Ice Cube teve uma fantástica performance no filme
Boyz in the Hood com Cuba Gooding Jr. e Laurence Fishburne, isso despertou interesse de diretores para fazer outros filmes de sucesso como Friday, 3 Reis, Anaconda, Furia sobre 2 rodas, xXx 2. Quando perguntaram-lhe se gostava mais de filmes ou de rap, ele respondeu que quando aparece uma oportunidade as pessoas devem pegá-la. O sucesso de seus filmes foi tão grande que ele até lançou 1 cd com as melhores musicas de seus filmes.

Westside Connection
Ice Cube estava chateado de fazer rap solo e resolver formar 1 novo grupo, chamou seus melhores amigos Mack 10 e WC para formar o novo grupo de rap, realmente fez sucesso, o album de estréia do grupo Bow Down vendeu cerca de 1,700,000 conseguindo platina, o segundo (Terrorist Threats) não teve tanta sorte e vendeu 679,000 cópias conseguindo certificado de ouro
ALUNOS KAIQUE E CLAYTON
WIKIPÉDIA.COM.BR

GUETO




MARCELO D2


Eu to na rua e vejo a vida como um vídeo clipe
Problemas passam como um clipe
Armas e brinquedos
Se confundem nas mãos de uma criança
Eu ate entendo quem não tem mais esperança
É que eu vim da zona norte
Um lugar pobre
De gente honesta e humilde
Mais gente nobre
Você tem que andar na linha
Se manter no bolo
Não se assuste esse é só o começo do jogo
Primeiro flash
12 ou 13 coisas para resolver
Não da nem tempo de pensar no que fazer
E o outro flash
Fica tudo preto
Vamos tomar o poder ou continuar no gueto
Refrão:
Você quer sair do gueto
Mais a sua mente é o gueto
Você quer fugir do gueto
Mais o mundo intero é o gueto
2x
O que não me derruba fortalece
A sua polícia
Não me causa stresse
Paz e liberdade é o que todo mundo quer
Mais o que cê ta disposto a perder
Quando tal paz vier
Quer falar de gueto fala rio de janeiro
De paraíso a mais sujo puteiro
Respeito a quem sobrevive a isso tudo
E não precisa mais temer o mundo debaixo dos planos
Ta no orgulho suburbano
Um pouco de europeu um pouco de africano
Acho que fui traído
É puro blá blá blá
Ta na hora de levanta e luta
Revolução a qualquer custo
O dinheiro manda
Mas a rua vai ficar
É com o samba
Política do negro
Todo mundo roubando
Mais nunca vão roubar a alma de um malandro
Refrão:
Você quer sair do gueto
Mais a sua mente é o gueto
Você quer fugir do gueto
Mais o mundo intero é o gueto
2x
G-U-E-T-O ce sai do gueto mais o gueto não sai de você
RE-VO-LU-ÇÃO tudo que eu preciso é de um mike na mão
E não preciso abaixar minha cabeça
E nem preciso falar mal de ninguém
O que eu preciso e me focar no meu trabalho
Me focar na minha família
Que ai o meu sucesso vem
Rema rema
E não sabe o que quer
Pra quem não sabe que caminho vai pega
O qualquer me diz ai
Pra quem ta sentado no gueto
Vamos sentar com o diabo e escrever o enredo
Refrão:
Você quer sair do gueto
Mais a sua mente é o gueto
Você quer fugir do gueto
Mais o mundo intero é o gueto
2x



COMENTÁRIO

MARCELO D2 CRIOU ESTA MÚSICA PARA FAAR UM POUCO DO GUETO. UM LUGAR COM PROBLEMAS E CRIANÇAS VIVENDO A VIOLÊNCIA NO DIA-A-DIA. E, NESTA MUSICA TRANSMITE QUE O GUETO DEVE MUDAR E HAVER UMA REVOLUÇÃO. NA NOSSA OPINIÃO O CANTOR QUIS REALMENTE EXPRESSAR SINCERIDADE E COERÊNCIA EM SEUS VERSOS.


ALUNOS : HENRIQUE, JULIANO E PEDRO HENRIQUE 8B

Sorry, Blame It On Me




As life goes on I'm starting to learn more and more about responsibility
And I realize that everything I do is affecting the people around me
So I want to take this time out to apologize for things that
I've done things that haven't occurred yet
and things that they don't want to take responsibility for
I'm sorry for the times that I left you home
I was on the road and you were alone
I'm sorry for the times that I had to go
I'm sorry for the fact that I did not know
That you were sitting home just wishing we
Could go back to when it was just you and me
I'm sorry for the times I would neglect
I'm sorry for the times I disrespect
I'm sorry for the wrong things that I've done
I'm sorry I'm not always there for my sons
I'm sorry for the fact that I'm not aware
That you can't sleep at night when I am not there
Because I'm in the streets like everyday
I'm sorry for the things that I did not say
Like how you are the best thing in my world
And how I'm so proud to call you my girl
I understand that there's some problems
And I'm not too blind to know
All the pain you kept inside you
Even though you might not show
If I can't apologize for being wrong
Then it's just a shame on me
I'll be the reason for your pain
And you can put the blame on me
You can put the blame on me
You can put the blame on me
You can put the blame on me
You can put the blame on me
Said you can put the blame on me
Said you can put the blame on me
Said you can put the blame on me
You can put the blame on me
I'm sorry for the things that he put you through
And all the times you didn't know what to do
I'm sorry that you had to go and sell those bags
Just trying to stay busy until you heard from dad
When you would rather be home with all your kids
As one big family with love and bliss
And even though pops treated us like kings
He got a second wife and you didn't agree
He got up and left you there all alone
I'm sorry that you had to do it on your own
I'm sorry that I went and added to your grief
I'm sorry that your son was once a thief
I'm sorry that I grew up way to fast
I wish I would of listened and not be so bad
I'm sorry that your life turned out this way
I'm sorry that the feds came and took me away
I understand that there's some problems
And I'm not too blind to know
All the pain you kept inside you
Even though you might not show
If I can't apologize for being wrong
Then it's just a shame on me
I'll be the reason for your pain
And you can put the blame on me
You can put the blame on me
You can put the blame on me
You can put the blame on me
You can put the blame on me
Said you can put the blame on me
Said you can put the blame on me
Said you can put the blame on me
You can put the blame on me
I'm sorry that it took so long to see
But they were dead wrong trying to put it on me
I'm sorry that it took so long to speak
But I was on tour with Gwen Stefani
I'm sorry for the hand that she was dealt
And for the embarrassment that she felt
She's just a little young girl trying to have fun
But daddy should of never let her out that young
I'm sorry for Club Zen getting shut down
I hope they manage better next time around
How was I to know she was underage
In a 21 and older club they say
Why doesn't anybody want to take blame
Verizon backed out disgracing my name
I'm just a singer trying to entertain
Because I love my fans I'll take that blame
Even though the blame's on you
Even though the blame's on you
Even though the blame's on you
I'll take that blame from you
And you can put that blame on me
And you can put that blame on me
You can put that blame on me
You can put that blame on me
And you can put that blame on me
And you can put that blame on me



Sorry, Blame It On Me (tradução)Sorry, Blame It On Me (tradução)


Conforme a vida vai passando, eu começo a aprender
mais
e mais sobre responsabilidade.
E percebo que tudo aquilo que eu faço atinge as
pessoas ao meu redor
Então eu quero aproveitar esse tempo para me
desculpar
pelas coisas que eu fiz.
coisas que não ocorreram ainda
e coisas pelas quais eles não querem ter
responsabilidade.
Desculpe-me pelas vezes em que eu te deixei em casa
Eu estava na estrada e você estava sozinha
Desculpe-me pelas vezes que eu tive que ir
Desculpe-me pelo fato de eu não saber
Que você estava sentada em casa apenas desejando que
Nós pudéssemos voltar pra quando era apenas você e
eu.
Desculpe-me pelas vezes que eu negligenciei
Desculpe-me pelas vezes que eu desrespeitei
Desculpe-me pelas coisas erradas que eu fiz
Desculpe-me por não estar sempre presente para meus
filhos
Desculpe-me pelo fato de eu não estar ciente
Que você não consegue dormir à noite quando eu não
estou

Porque eu estou nas ruas como todos os dias
Desculpe-me pelas coisas que eu não disse
E como você é a melhor coisa do meu mundo
E como eu tenho orgulho de te chamar de minha garota
Refrão:
Eu entendo que há alguns problemas
E eu não sou tão cego pra saber
Toda a dor que você guardou dentro de você
Mesmo que você não demonstre
Se eu não puder me desculpar por agir errado
Então é uma vergonha para mim
Eu serei a razão da sua dor
E você pode botar a culpa em mim
Você pode botar a culpa em mim
Você pode botar a culpa em mim
Você pode botar a culpa em mim
Você pode botar a culpa em mim
Disse que você pode botar a culpa em mim
Disse que você pode botar a culpa em mim
Disse que você pode botar a culpa em mim
Você pode botar a culpa em mim
Desculpe-me pelas coisas que ele te fez passar
E por todas as vezes que você não sabia o que fazer
Desculpe-me por você ter tido que vender aquelas
bolsas
Apenas tentando se manter ocupado até você receber
notícias do papai
Quando você preferiria fica em casa com todos os seus
filhos
Como UMA grande família com amor e felicidade
E mesmo o papai tendo nos tratado como reis
Ele tem uma segunda esposa e você não concordou
Ele se levantou e deixou você lá sozinha
Desculpe-me por você ter tido de fazer tudo por sua
conta
Desculpe-me por eu aumentado a sua tristeza
Desculpe-me por seu filho ter sido um ladrão no
passado
Desculpe-me por eu ter crescido rápido
Eu queria ter ouvido e não ser tão ruim
Desculpe-me pela sua vida ter se transformado assim
Desculpe-me pelo policiais federais que vieram e me
levaram embora
Refrão:
Eu entendo que há alguns problemas
E eu não sou tão cego PARA saber
Toda a dor que você guardou dentro de você
Mesmo que você não demonstre
Se eu não puder me desculpar por agir errado
Então é uma vergonha para mim
Eu serei a razão da sua dor
E você pode botar a culpa em mim
Você pode botar a culpa em mim
Você pode botar a culpa em mim
Você pode botar a culpa em mim
Você pode botar a culpa em mim
Disse que você pode botar a culpa em mim
Disse que você pode botar a culpa em mim
Disse que você pode botar a culpa em mim
Você pode botar a culpa em mim
Desculpe-me por ter demorado tanto tempo para ver
Mas eles estavam muito errados tentando me incriminar
Desculpe-me por ter demorado tanto tempo para falar
Mas eu estava numa turnê com a Gwen Stefani
Desculpe-me pela mão que estava dando as cartas
E pelo constrangimento que ela sentiu
Ele era apenas uma mocinha tentando se divertir
Mas papai não deveria tê-la soltado tão jovem
Desculpe-me pelo 'Club Zen' ter sido fechado
Eu espero que da próxima vez eles administrem melhor
Como eu poderia saber que ela era menor de idade
Num clube para maiores de 21?!
Por que ninguém quer assumir a culpa?
A Verizon desistiu, difamando meu nome
Eu sou apenas um cantor tentar entreter
Porque eu amo meu fãs, eu assumirei aquela culpa
Mesmo a culpa sendo sua
Mesmo a culpa sendo sua
Mesmo a culpa sendo sua
Eu assumirei a culpa por você
E você pode botar a culpa em mim
E você pode botar a culpa em mim
Você pode botar a culpa em mim
Você pode botar a culpa em mim
E você pode botar a culpa em mim
COMENTÁRIO
NESTA MÚSICA ELE NÃO FAZ CRÍTICAS, MAS EXPRESSA SEUS SENTIMENTOS DE DESCULPA A ALGUMS PESSOAS QUE ELE FEZ MAL. EM NOSSA OPINIÃO, OS CANTORES DE RAP AMERICANO, DE HOJE EM DIA, PENSAM SÓ EM MULHER, DINHEIRO E PODER. ELES DEVERIAM VER O QUE O UNDO ESTÁ VIVENDO.
ALUNOS : HENRIQUE, JULIANO E PEDRO HENRIQUE.

A VIDA É DESAFIO


A Vida é Desafio

- Intro de AFRO-X(509-E)

É NECESSÁRIO SEMPRE ACREDITAR QUE O SONHO É POSSÍVEL
QUE O CÉU É O LIMITE E VOCÊ TRUTA É IMBATÍVEL
O TEMPO RUIM VAI PASSAR É SÓ UMA FASE
E O SOFRIMENTO ALIMENTA MAIS A SUA CORAGEM
QUE A SUA FAMÍLIA PRECISA DE VOCÊ
LADO A LADO SE GANHAR PRA TE APOIAR SE PERDER
FALO DO AMOR ENTRE HOMEM FILHO E MULHER
A ÚNICA VERDADE UNIVERSAL QUE MANTÉM A FÉ
OLHE AS CRIANÇAS QUE É O FUTURO E A ESPERANÇA
QUE AINDA Ñ CONHECE, NÃO SENTE O QUE É ÓDIO GANÂNCIA
EU VEJO O RICO QUE TEME PERDER A FORTUNA
ENQUANTO O MANO DESEMPREGADO, VICIADO SE AFUNDA
FALO DO ENFERMO, FALO DO SÃO
FALO DA RUA QUE PRA ESSE LOKO MUNDÃO
QUE O CAMINHO DA CURA PODE SER A DOENÇA
QUE O CAMINHO DO PERDÃO AS VEZES É A SENTENÇA
DESAVENÇA, TRETA E FALSA UNIÃO
A AMBIÇÃO COMO UM VÉU QUE CEGA OS IRMÃO
QUE NEM UM CARRO GUIADO NA ESTRADA DA VIDA
SEM FAROL NO DESERTO DA TREVAS PERDIDA
EU FUI ORGIA, ÉBRIO, LOUCO, MAS HOJE ANDO SÓBRIO
GUARDO O REVÓLVER ENQUANTO VOCÊ ME FALA EM ÓDIO
EU VEJO O CORPO A MENTE A ALMA ESPÍRITO
OUÇO O REFÉM E O QUE DIZ LA NO CANTO LÍRICO
FALO DO CÉREBRO E DO CORAÇÃO
VEJO EGOÍSMO PRECONCEITO DE IRMÃO PRA IRMÃO
A VIDA Ñ É O PROBLEMA É BATALHA DESAFIO
CADA OBSTÁCULO É UMA LIÇÃO EU ANUNCIO
É ISSO AI VOCÊ NÃO PODE PARAR
ESPERAR O TEMPO RUIM VIR TE ABRAÇAR
ACREDITAR E SONHAR SEMPRE É PRECISO
É O QUE MANTÉM OS IRMÃOS VIVOS
VÁRIAS FAMÍLIAS VÁRIOS BARRACOS
UMA MINA GRÁVIDA
E O MANO TA LA TRANCAFIADO
ELE SONHA NA DIRETA COM A LIBERDADE
ELE SONHA EM UM DIA VOLTAR PRA RUA LONGE DA MALDADE
NA CIDADE GRANDE É ASSIM
VOCÊ ESPERA TEMPO BOM E O QUE VEM É SÓ TEMPO RUIM
NO ESPORTE NO BOX OU NO FUTEBOL ALGUÉM
SONHANDO COM UMA MEDALHA O SEU LUGAR AO SOL PORÉM
FAZER O QUE SE O MALUCO NÃO ESTUDOU
500 ANOS DE BRASIL E O BRASIL AQUI NADA MUDOU
"DESESPERO AI, CENA DO LOUCO,
INVADIU O MERCADO FARINHADO ARMADO E MAIS UM POUCO"
ISSO É REFLEXO DA NOSSA ATUALIDADE
ESSE É O ESPELHO DERRADEIRO DA REALIDADE
NÃO É AREIA, CONVERSA, CHAVECO
PORQUE O SONHO DE VÁRIOS NA QUEBRADA É ABRIR UM BOTECO
SER EMPRESÁRIO NÃO DÁ, ESTUDAR NEM PENSAR
TEM QUE TRAMPAR OU RIPAR PROS IRMÃOS SUSTENTAR
SER CRIMINOSO AQUI É BEM MAIS PRÁTICO
RÁPIDO, SÁDICO, OU SIMPLESMENTE ESQUEMA TÁTICO
SERÁ EXTINTO OU CONSCIÊNCIA
VIVER ENTRE O SONHO E A MERDA DA SOBREVIVÊNCIA
"O APRENDIZADO FOI DURO E MESMO DIANTE DESSE
REVÉS NÃO PAREI DE SONHAR FUI PERSISTENTE
PORQUE O FRACO NÃO ALCANÇA A META
ATRAVÉS DO RAP CORRI ATRÁS DO PREJU
E PUDE REALIZAR MEU SONHO
POR ISSO QUE EU AFRO X NUNCA DEIXO DE SONHAR"
CONHECI O PARAÍSO E EU CONHEÇO O INFERNO
VI JESUS DA CALÇA BEGE E O DIABO VESTIDO DE TERNO
MUNDO MODERNO, AS PESSOAS NÃO SE FALAM
AO CONTRÁRIO, SE CALAM SE PISAM SE TRAEM SE MATAM
EMBARALHO AS CARTAS DA INVEJA E DA TRAIÇÃO
COPA, OURO E UMA ESPADA NA MÃO
O QUE É BOM É PRA SI E O QUE SOBRA É DO OUTRO
QUE NEM O SOL QUE AQUECE, MAS TAMBÉM APODRECE O ESGOTO
É MUITO LOUCO OLHAR AS PESSOAS
A ATITUDE DO MAL INFLUENCIA A MINORIA BOA
MORRER ATOA OQ MAIS, MATAR ATOA OQ MAIS
SER PRESO ATOA, SONHANDO COM UMA FITA BOA
A VIDA VOA E O FUTURO PEGA
QUEM SE FIRMO FALO
QUEM NÃO GANHO O JOGO ENTREGA
MAIS UM QUEDA EM 15 MILHÕES
NA MAIS RICA METRÓPOLE SUAS VARIAS CONTRADIÇÕES
É INCONTÁVEL, INACEITÁVEL, IMPLACÁVEL, INEVITÁVEL
VER O LADO MISERÁVEL SE SUJEITANDO COM MIGALHAS, FAVORES
SE ESQUIVANDO ENTRE NOITE DE MEDO E HORRORES
QUAL É A FITA TRETA CENA
A GENTE REZA FOGE CONTINUA SEMPRE OS MESMO PROBLEMAS
MULHER E DINHEIRO TA SEMPRE ENVOLVIDO
VAIDADE AMBIÇÃO MUNIÇÃO PRA CRIAR INIMIGO
VEJO O POVO ANTIGO FOI SEMPRE ASSIM
QUEM NÃO SE LEMBRA QUE ABEL FOI MORTO POR CAIM
ENFIM, QUERO VENCER SEM PILANTRAR COM NINGUÉM
QUERO DINHEIRO SEM PISAR NA CABEÇA DE ALGUÉM
O CERTO É CERTO NA GUERRA OU NA PAZ
SE FOR UM SONHO NÃO ME ACORDE NUNCA MAIS
ROLETA RUSSA QUANTO CUSTA ENGATILHAR
EU PAGO O DOBRO PRA VOCÊ EM MIM ACREDITAR
"É ISSO AI VOCÊ NÃO PODE PARAR
ESPERAR O TEMPO RUIM VIR TE ABRAÇAR
ACREDITAR E SONHAR SEMPRE É PRECISO
É O QUE MANTÉM OS IRMÃOS VIVOS "
GERALMENTE QUANDO OS PROBLEMAS APARECEM
A GENTE ESTÁ DESPREVENIDO NÉ NÃO
ERRADO
É VOCÊ QUE PERDEU O CONTROLE DA SITUAÇÃO
PERDEU A CAPACIDADE DE CONTROLAR OS DESAFIOS
PRINCIPALMENTE QUANDO A GENTE FOGE DA LIÇÕES
QUE A VIDA COLOCA NA NOSSA FRENTE
VOCÊ SE ACHA SEMPRE INCAPAZ DE RESOLVER
SE ACOVARDA MORO
O PENSAMENTO É A FORÇA CRIADORA
O AMANHA É ILUSÓRIO
PORQUE AINDA NÃO EXISTE
O HOJE É REAL
É A REALIDADE QUE VOCÊ PODE INTERFERIR
AS OPORTUNIDADES DE MUDANÇA
TA NO PRESENTE
Ñ ESPERE O FUTURO MUDAR SUA VIDA
PORQUE O FUTURO SERÁ A CONSEQÜÊNCIA DO PRESENTE
PARASITA HOJE
UM COITADO AMANHA
CORRIDA HOJE
VITÓRIA AMANHA
NUNCA ESQUEÇA DISSO




COMENTÁRIO 1


ESTÁ MÚSICA FALA QUE OS HOMENS PODEM CONSEGUIR TUDO O QUE QUISEREM, POIS, É SÓ TERMOS FORÇA DE VONTADE E LUTAR PARA QUE ISSO SE CUMPRA. FALA TAMBÉM DA DIFICULDADE EM QUE OS HOMENS PASSAM, MAS QUE PODERIAM MUDAR ISSO. PRINCIPALMENTE A QUESTÃO FINANCEIRA OS BRASILEIROS. PESSOAS QUE QUANDO CRIANÇAS MESMO SONHM COM UM FUTURO MELHOR, COMO TER UMA FAMÍLIA, UMA CASA, UM CARRO E OUTROS BENS, MAS NÃO FAZEM NADA PARA QUE ISSO ACONTEÇA, E DEPOIS CAUSA UM SENTIMENTO DE CULPA E ÓDIO. FALA DA FELICIDADE DOS OUTROS E DE SUAS INFELICIDADES. PESSOAS SONHANDO SUA PRÓPRIA LIBERDADE. APESAR DOS PROBLEMAS VIREM SEM ESTARMOS PREPARADOS, OS ENFRENTAMOS E NOS LEVANTAMOS SABENDO QUE NÃO SERÁ O ÚLTIMO, QUE VIRÃO OUTROS TALVEZ PIORES .


ALUNAS : BRUNA, ETIELLI E FERNANDA 8C
COMENTÁRIO 2
ESSA MÚSICA DIZ MUITA COISA. ANÁLISES SOCIAIS, DESABAFOS, SONHOS E TAMBÉM A SOLUÇÃO PARA MUITAS COISAS. ESSE ESTILO DE MÚSICA CHEGA MAIS FÁCIL AS COMUNIDADES, ISSO NÃO PODEMOS NEGAR. O FATO É QUE A REALIDADE É MUITO INJUSTA E CRUEL. A ÚNICA COISA QUE NOS MANTEM VIVOS NESSA ZON A DE COVARDIA E DE QUE PODEMOS SONHAR COM UM MELHJOR, TANTO PRA NÓS , QUE AINDA SOU JOVEM E TENHO SONHOS, COMO MUITA AGENTE, SOMOS MARGINALIZADOS POR ESSA SOCIEDADE, SOMOS EXCLUÍDOS A CADA DIA, MAS O QUE ELA NÃO SABE É QUE A CADA DIA DE DIFICULDADES FICAMOS MAIS FORTES.
ALUNOS : EDUARDO, FABRÍCIO, KEVIN E MARLON 8 B

WINDOW SHOPPER




Window Shopper
50 Cent
Composição: 50 Cent
[50 Cent]Ohh!

The top feel so much better than the bottomSo much better

[Chorus: 50 Cent

Nigga youse a window shopper

Mad at me, I think I know why

Nigga youse a window shopperIn the jewelry store lookin' at shit you can't buy

Nigga youse a window shopperIn the dealership tryna get a test drive

Nigga youse a window shopperNigga as fuck when you see me ride by[Verse 1: 50 Cent]Summertime, white Porsche Carrera is milky

I'm on the grind, let my paper stack but I'm filthy

It's funny how niggaz get to screw-facin' at me

Anyhow they ain't got the heart to get at meI'l

l get down, Southside's the hood that

I come fromSo I don't cruise through nobody 'hood without my gun

They know the kid ain't gon' for all that bullshit

Try and stick me, I'ma let off a full clipIt ain't my fault you done fucked up your re-up

At the dice game who told you put a G up?

Everybody mad when they paper don't stack right

But when I come around y'all niggaz better act right

When we got the tops...down you can hear the systems thump

Nigga when we rollin', rollin', rollin'Shut ya block down, quick to put a hole in a chump

Nigga when we rollin', rollin', rollin'[Chorus: 50 Cent]

Nigga youse a window shopperMad at me,

I think I know why

Nigga youse a window shopper

In the jewelry store lookin' at shit you can't buy

Nigga youse a window shopper

In the dealership tryna get a test drive

Nigga youse a window shopper

Mad as fuck when you see me ride by[Verse 2: 50 Cent]

Niggaz love me in L.A. as soon as I pop in

They come to scoop me up at L.A.X. and

I hop inNow when it comes to bad bitches you know

I got themSome from Long Beach, some from Watts and from Compton

You know a nigga wanna see how Cali girls freak off

After that five hour flight from New York

I start spittin G at a bitch like a pimp, mangTell her,

"Meet me at the Mondrian so we can do our thang.

"She can bring the lingerie with her, I sup-pose

Then we can go from fully dressed to just having no clothes

Then she can run and tell her best friend 'bout my sex game

Then her best friend could potentially be next, mayne

Listen mayne, shit...changed, I came up I'm doin my thang

Homey I'm holdin', holdin', holdin'

Oh shit mayne, the store owner watchin' youBefore somethin' get stolen, stolen, stolen[Chorus: 50 Cent]

Nigga youse a window shopper

Mad at me, I think I know whyNigga youse a window shopper

In the jewelry store lookin' at shit you can't buy

Nigga youse a window shopperIn the dealership tryna get a test drive

Nigga youse a window shopperMad as fuck when you see me ride by



Window Shopper (tradução)
50 Cent
Composição: Indisponível
É melhor estar por cima do que por baixo

Muito MelhorMano você só olha vitrines

Com raiva de mim, acho que sei por quê

Mano você só olha a vitrine

Da joalheiria, coisas que não pode comprar

Mano você só olha vitrines

E os traficante tentam aliciá-los

Mano você só olha vitrines

E fica uma fera, quando me vê passar

É verão, passeio no meu porsche carrera branco

Estou trabalhando, faturo alto, não vacilo

É engraçado como fazem cara feia pramim

Mas não têm coragem de me enfrentar

Eu sou de southside

Então não saio sem minha arma

Eles sabem que eu não tolero desaforo

Se tentarem se engraçar, eu descarrego o pente

Não tenho culpa se você é um vacilão

No jogo da vida, quem disse que você se daria bem?

Todo mundo fica irritado quando não tem grana

Mas quando eu apareço é melhor se comportar

Quando baixamos a capota, você ouve nosso som

Quando passamos, feche tudoRápido, vou sair atirando

Quando passamos você só olha vitrines

Com raiva de mim, acho que sei por quêVocê só olha a vitrine

Da joalheiria, coisas que nõa pode compra

Você só olha vitrines

E os traficante tentam alicia-los

Você só olha vitrines

E fica uma fera, quando me vê passar

As gatas de lá me adoramVão até me buscar no aeroporto

Na hora da cama, eu mando ver

Com gata de Long Beach de Watts de Compton

Quero conhecer as garotas Califórnia

Depois de um vôo de 5h de Nova York

Falo com elas como se fosse um cafetão

“me encontre no Mondrian, para aproveitarmos

”Ela pode levar a Lingerie, imagino

Vamos nos despir até ficarmos nus

Ela pode contar a melhor amiga, como eu mando bem

Porque a amiga pode ser a próxima

Ouça cara, tudo mudouEu cheguei e arrasei, e estou me segurando

Cara, o dono da loja está de olho em você

Ele teme um rouboMano você só olha vitrines

Com raiva de mim, acho que sei por quê

Mano você só olha a vitrine

Da joalheiria, coisas que não pode comprar

Mano você só olha vitrines

E os traficante tentam aliciá-los

Mano você só olha vitrines

E fica uma fera, quando me vê passar



COMENTÁRIO SOBRE O RAP


A MÚSICA CONTA A HISTÓRIA DA VIDA DO 50 CENT', DESDE QUANDO ELE ERA CRIANÇA MUITO POBRE E SÓ FICAVA OLHANDO VITRINES, SUA MÃE PROSTITUTA QUE MORREU QUANDO ELE ERA MUITO JOVEM, ELE PASSOU A VIVER COM SUA AVÓ E SEUS TIOS E PRIMOS, FRUSTRADO PASSOU A TRAFICAR, FICOU MUITO RICO E SE DESTACOU NO MEIO DO TRÁFICO, DESDE CRIANÇA TINHA O SONHO DE SER RAPPER, MAS FOI PRESO POR TRÁFICO DE ENTORPECENTES. QUANDO ESTAVA PERTO DE CONCRETIZAR SEU SONHO, E ASSINAR CONTRATO COM UMA GRAVADORA, SOFREU UM ATENTADO ENCOMENDADO POR UM RAPPER MUITO FAMOSO, LEVOU 5 TIROS, UM QUE FICOU COM UMA CAPSULA ALOJADA NA LÍNGUA. COM MUITA FORÇA DE VONTADE SUPEROU OS DESAFIOS E SE TORNOU UM DOS RAPPER'S MAIS FAMOSOS E RICOS DO MUNDO. HOJE FAZ CAMAPANHA CONTRA O TRÁFICO E O CRIME ORGANIZADO. A MÚSICA WINDOU SHOPPER , FOI ESCRITA POR ELE PARA SER A TRILHA SONORA DE SEU FILME " FIQUE RICO OU MORRA TENTANDO"



ALUNAS : BRUNA, ETIELLI E FERNANDA 8C

SORTE PRA QUEM SOBREVIVER


NO MUNDO EM QUE VIVEMOS

HÁ MUITA VIOLÊNCIA

E AS PESSOAS NÃO ENTENDEM

QUE QUEREMOS DIFERENÇA


É ISSO AÍ

A VIOLÊNCIA NÃO ACABA

EU NÃO SEI PRA ONDE IR

EU NÃO SEI PRA ONDE VOU


QUAL´QUE É, O QUE QUE É,

O QUE QUE EU VOU FAZER?

TALVEZ UM ANJO DA GUARDA

PRA ME PROTEGER


PORQUE COM ESSE MUNDO TODOS VAMOS MORRER,

COM ESSA VIOLÊNCIA NINGUÉM VAI SOBREVIVER


A CADA ESQUINA VOCÊ VÊ UM AMBULÂNCIA

E DENTRO DELA SEMPRE HÁ UMA CRIANÇA.

ELAS SOFREM SEM SABER PORQUE

E O PIOR É...

O QUE VAMOS FAZER?

FICAR PARALISADO ASSISTINDO VOCÊ,

POR QUÊ?

VOCÊ "TÁ" APANHANDO IGUAL CENAS DE TV


EU SÓ DESEJO SORTE

PRA QUEM SOBREVIVER




CRIADORAS DO RAP : ANA GRABRIELA, JANYS, MYLLENA E THALITA 8B

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

O HIP HOP NO BRASIL


O nome HIP HOP surgiu no Brasil na década de 80. Ainda não existiam movimentos que retratavam exatamente o fundamento, o significado na íntegra desta cultura, porque todo aquele povo da época ( a grande maioria) desconhecia este nome Hip Hop. O que na época foi propagado e muito na mídia, era a febre chama BREAK DANCE.


Break era a dança do momento na época, que jamais deixou de ser um elemento importantissimo e imprescindível para o crescimento do movimento no Brasil.


Os 4 elementos do Hip Hop são:

- Break - representa o corpo através da dança;

- MC - a consciência , o cérebro;

- O DJ - A alma, essência e raiz;

- O GRAFFITI - a expressão da arte, o meio de comunicação...


Hoje em dia, existem muitos hip-hopeiros espalhados pelo Brasil principalemente em São Paulo, que auto intitulam os conhecedores e entendidos da cultura. Dizendo que isso é, isso não é HIP-HOP, ao invés de fazer algo para o engrandecimento ainda maior do movimento, e não fazem.


WWW. CICLOPE.ART.BR
"Fim de Semana no Parque" Racionais

Chegou fim de semana todos querem diversão Só alegria nós estamos no verão, mês de Janeiro São Paulo Zona Sul Todo mundo a vontade calor céu azul Eu quero aproveitar o sol Encontrar os camaradadas prum basquetebol Não pega nada Estou à 1 hora da minha quebrada Logo mais, quero ver todos em paz Um doi três carros na calçada Feliz e agitada toda "prayboyzada" As garagens abertas eles lavam os carros Disperdiçam a água, eles fazem a festa Vários estilos vagabundas, motocicletas Coroa rico boca aberta, isca predileta De verde florescente queimada sorridente A mesma vaca loura circulando como sempre Roda a banca dos playboys do Guarujá Muitos manos se esquecem mas na minha não cresce Sou assim e estou legal, até me leve a mal Ambicioso e realista sou eu Mano Brown Me de 4 bons motivos pra não ser Olha meu povo nas favelas e vai perceber Daqui eu vejo uma caranga do ano Toda equipada e o tiozinho guiando Com seus filhos ao lado estão indo ao parque Eufóricos brinquedos eletrônicos Automaticamente eu imagino A molecada lá da área como é que tá Provalvelmente correndo pra lá e pra cá Jogando bola descalços nas ruas de terra É, brincam do jeito que dá Gritando palavrão é o jeito deles Eles não tem video-game às vezes nem televisão Mas todos eles tem um dom São Cosme São Damião A única diversão. No último natal papai Noel escondeu um brinquedo Prateado, brilhava no meio do mato Um menininho de 10 anos achou o presente, Era de ferro com 12 balas no pente E fim de ano foi melhor pra muita gente Eles também gostariam de ter bicicleta De ver seu pai fazendo cooper tipo atleta Gostam de ir ao parque e se divertir E que alguém os ensinasse a dirigir Mas ele só querem paz e mesmo assim é um sonho Fim de semana do Parque Sto. Antônio. Vamos passear no Parque Deixa o menino brincar Fim de Semana no parque (Vou rezar pra esse domingo não chover) Olha só aquele clube que da hora Olha aquela quadra, olha aquele campo Olha, Olha quanta gente Tem sorveteria cinema piscina quente Olha quanto boy, olha quanta mina Afoga essa vaca dentro da piscina Tem corrida de kart dá pra ver É igualzinho o que eu ví ontem na TV Olha só aquele clube que da hora, Olha o pretinho vendo tudo do lado de fora Nem se lembra do dinheiro que tem que levar Pro seu pai bem louco gritando dentro do bar Nem se lembra de ontem de onde o futuro Ele apenas sonha através do muro... Milhares de casas amontoadas Ruas de terra esse é o morro A minha área me espera Gritaria na frente (vamos chegando !) Pode crer eu gosto disso mais calor humano Na periferia a alegria é igual É quase meio dia a alegria é geral É lá que moram meus irmãos meus amigos E a maioria por aqui se parece comigo E eu também sou bam bam bam e o que manda O pessoal desde às 10 da manhã está no samba Preste atenção no repique atenção no acorde (Como é que é Mano Brown ?) Pode crer pela ordem A número número 1 abaixa a renda da cidade Comunidade Zona Sul é dignidade Tem um corpo no escadão a tiazinha desse o morro Polícia a morte, polícia socorro Aqui não vejo nenhum clube poliesportivo Pra molecada frequentar nenhum incentivo O investimento no lazer é muito escasso O centro comunitário é um fracasso Mas aí se quiser se destruir está no lugar certo Tem bebida e cocaína sempre por perto A cada esquina 100 200 metros Nem sempre é bom ser esperto Schimth, Taurus, Rossi, Dreyer ou Campari Pronúncia agradável estava inevitável Nomes estrangeiros que estão no nosso meio pra matar M.E.R.D.A. Como se fosse hoje ainda me lembro 7 horas sábado 4 de Dezembro Uma bala uma moto com 2 imbecís Mataram nosso mano que fazia o morro mais feliz E indiretamente ainda faz, mano Rogério esteja em paz Vigiando lá de cima A molecada do Parque Regina Tô cansado dessa porra de toda essa bobagem Alcolismo,vingança treta malandragem Mãe angustiada filho problemático Famílias destruídas fins de semana trágicos O sistema quer isso a molecada tem que aprender Fim de semana no Parque Ipê "Pode crer Racionais Mc's e Negritude Junior juntos Vamos investirem nós mesmos mantendo distância das Drogas e do alcool. Aí rapaziada do Parque Ipê, Jd. São Luiz, Jd. Ingá, Parque Ararí, Váz de Lima Morro do Piolho e Vale das Virtudes e Pirajussara É isso aí mano Brown (é isso ai Netinho paz à todos)"

A HISTÓRIA DO HIP HOP


A cultura Hip Hop é formada pelos seguintes elementos : o rap, o grafiti e o break.

Rap - Rhythm and poetry, ou seja, ritmo e poesia, que é a expressão musical-verbal da cultura;

Grafiti - que representa a arte plástica, expressa por desenhos coloridos feitos por grafiteiros, nas ruas das cidades espalhadas pelo mundo;

Break Dance - que representa a dança.


Os três elementos juntos compôe a cultura Hip Hop. Que muitos dizem que é a "CNN da periferia", ou seja, que o hip hop seria a única forma da periferia, dos guetos expressarem suas dificuldades, suas necessidadaes de todas classes excluídas...


O termo Hip Hop, alguns dizem que foi criado em meados de 1968 por Afrika Bambaataa. Ele teria inspirado em dois movimentos ciclicos, ou seja, um deles estava na forma pela a qual se transmitia a cultura dos guetos americanos, a outra estava justamente na forma de dançar popular na éppoca, que era saltar (hop) movimentando os quadris (hip).




http://www.dancaderna.com.br/







8 Mile (tradução)
Eminem
Composição: Indisponível


8 Milhas
Às vezes eu acho que, parando eu poderia.
Por que comecei esta luta, por que ainda escrevo.
Às vezes é difícil lidar com a vida
Às vezes eu quero ir ao palco e arrasar
Mostrar pras pessoas minha habilidade
Mas sou branco, às vezes odeio a vida.
Algo não está certo, piso no freio.
Medo do palco, uma fala em branco, comoDa-duh-duh-da-da, não é minha culpa
Então eu caio, formigo por dentro
E perco a fala (wham), simplesmente fecho
Simplesmente não consigo, minha coragem
Foi arrancada, fui vaiado
Então preciso descer do ônibus
Cara, foda-se esta merda yo, estou indo pra casa
O mundo em meus ombros enquanto volto para a estrada
8 Mile
Sou um homem, farei um novo plano.
Hora de me levantar, e mudar de vida.
Hora de tomar conta dos meus problemas
Assim que acabar essas faixas, não olharei para trás.
(Estrada 8 Mile)
E fui, sei onde estou indo.
Desculpe mamãe estou crescido, devo viajar sozinho.
E seguir meus próprios passos
É a única forma de escapar desta
8 Mile
Estou andando nos trilhos do trem, tentando reconquistar.
O espírito que tinha antes de voltar à mesma merda
A mesma fabrica, e as mesmas calças.
Tentando perseguir o rap, preciso me mover rápido.
E bolar um novo plano, mamãe tem um novo homem.
Pobre irmãzinha, ela não entende.
Senta na frente da TV, afunda o nariz no bloco.
E pinta até que o giz acaba em sua mão
Enquanto ela pinta seu irmão mais velho, sua mãe e seu pai.
Não conta o que se passa em sua cabecinha
Eu queria ser o pai que nenhum de nós todos teve
Mas continuo fugindo de algo que nunca quis tanto
Às vezes fico frustrado, pois não estourei ainda.
Como eu cresci, mas ainda não criei dois neurônios.
Não devo diminuir meus passos, não tenho animação.
É muita pressão, estou tentando fazer o melhor.
E tento, fico sozinho e choro.
Yo Não vou mentir, não passa um momento.
Sem que eu reze, por favor, estou implorando
Deus
Por favor, não me enrole num emprego normal.
Yo Espero que você me escute cara, onde quer que você esteja.
Yo Estou dizendo cara, estou me mandando deste trailer amanhã.
Diga a minha mãe que eu a amo, beijo de adeus na irmãzinha.
Diga que qualquer coisa que ela precisar, nunca estou muitol onge.
Mas yo preciso sair daqui, a única maneira que conheço.
E estarei de volta pra você, no segundo em que estourar.
Tudo que eu tenho, eu mesmo conquistarei.
Vou trabalhar, de volta à estrada
8 Mile
Sou um homem, farei um novo plano.
Hora de me levantar, e mudar de vida.
Hora de tomar conta dos meus problemas
Assim que acabar essas faixas, não olharei para trás.
(Estrada 8 Mile)
E fui, sei onde estou indo.
Desculpe mamãe estou crescido, devo viajar sozinho.
E seguir meus próprios passos
É a única forma de escapar desta
8 Mile
Você precisa viver para sentir, senão você não entenderia.
Ou veria qual é a real, porque eu não fui o melhor.
Andando na beira do abismo dos limites de Detroit
É diferente, é um certo significado,
Um certificado de autenticidade, você nunca verá.
Mas é tudo para mim, é minha credibilidade.
Você nunca viu, ouviu, cheirou ou conheceu um verdadeiro MC.
Que é incrível no mesmo nível que eu
Mas ainda não fui contratado, sofrendo.
Sentado no portão com meus amigos mandando rimas bobas
Ir trabalhar e servir MC's na fila do almoço
Mas na hora de mastigar (?), para onde vão minhas rimas.
Para quem devo mostrar, para prosseguir.
Onde devo ir, quem devo conhecer.
Ou sou mais um na multidão
Porque não tenho sorte com este Rabbit então foda-se
Talvez eu precise de uma nova saída, estou duvidando merda.
Me sinto cético com quem eu ando
Pareço um vagabundo, yo minhas roupas não são boas merda
Se o Exército da Salvação tenta salvar uma roupa (?)
E está frio, tentando viajar nesta estrada
Além de me sentir preso neste modo de batalha
Minhas defesas estão armadas, mas uma coisa que não quero
É pena de ninguém, está cidade não é divertida
Não há sol, e é tão escuro
Às vezes sinto que estou sendo deixado de lado
Estou sendo prejudicado, por cada um dos meus amigos
É o suficiente para que eu não queira ser eu mesmo
Às vezes me sinto como um robô, às vezes não sei nada
Do que estou fazendo simplesmente estouro, minha cabeça está estourando
Simplesmente explodo, o caldeirão esquenta demais (?)
As vezes minha boca sobrecarrega o ácido que não tenho (?)
Mas aprendi, é hora da reviravolta
Yo preciso de somente uma chance para estourar
Não cairei na próxima vez que conhecer uma garota
Não posso bancar o estúpido ou ser imaturo
Tenho todos os ingredientes, só falta a coragem
Como se eu já tivesse as batidas, só faltasse as palavras
Tenho a vontade, de repente vem a forçaDe repente recebo uma nova leva de energia
Hora de mostrar a esses líderes do Free World o 3 e 1/3
Não estou mais assustado, livre como um pássaro
Então me viro e atravesso a rua
Mando as rimas e tudo que você vê é uma sombra da Estrada
8Mile
Sou um homem, farei um novo plano
Hora de me levantar, e mudar de vida
Hora de tomar conta dos meus problemas
Assim que acabar essas faixas, não olharei para trás
(Estrada 8 Mile)
E fui, sei onde estou indo
Desculpe mamãe estou crescido, devo viajar sozinho
E seguir meus próprios passosÉ a única forma de escapar desta
8 Mile.